13 de fevereiro de 2018

Como evitar ser assaltado no Paraguai ? Tem como prevenir ?

Não se iluda, não tenho nenhuma varinha mágica nem solução mágica pra apontar. Apenas vou dar algumas dicas importantes de segurança pra tentar minimizar danos e evitar um possível assalto quando estiver fazendo suas compras pela fronteira. Claro que essas dicas não dão garantia nenhuma, afinal ... a bandidagem por  vezes não está nem aí pras nossas precauções e ataca de qualquer forma. Mas se é possível tomar algumas medidas de segurança, por que não ?


Antes de tudo, vamos contextualizar o motivo dessa postagem ? Bom, nessa última semana um vídeo viralizou na internet mostrando um casal sendo assaltado em cima da Ponte da Amizade enquanto se dirigia ao Paraguai para fazer compras. O assalto foi a mão armada e muito rápido mas não passou despercebido e acabou sendo captado por alguém que transitava de carro em direção ao Paraguai também e filmou e postou o que viu. Em pouco tempo as imagens se disseminaram pela rede e assustaram muitos.

Mas o mais assustador foi ouvir relatos de quem trabalha na região contando que não há nenhuma novidade naquele vídeo e que assaltos na Ponte são corriqueiros. Turistas se encaminhando ao Paraguai são um chamariz para bandidos visto que possivelmente carregam boa soma em dinheiro vivo para fazerem compras. A pergunta é: existe travessia segura ?

Sabemos que existem relatos de assaltos tanto nas travessias a pé, de ônibus e também de carro. Em todas as situações há relatos de assaltos a mão armada e geralmente ocorrem de maneira muito rápida. Os bandidos se aproveitam do momento da travessia em especial pois é um momento de muita vulnerabilidade do turista, visto que praticamente não há segurança na ponte, e não há pra onde correr ou se esconder, não há como se defender, não há o que fazer. E não que a vítima deveria fazer qualquer uma dessas coisas afinal .... reagir nunca é uma boa opção.

Mas que dica são importantes seguir ?

  • Faça a travessia da maneira mais rápida possível. Não demore muito pra atravessar a ponte a pé, não pare para tirar fotos no meio do caminho nem fique mexendo na bolsa.
  • Procure ir com bolsas pequenas e que possa manter junto do seu corpo na sua vista. As bolsas que você possa atravessar no pescoço e manter a frente do seu corpo são as mais indicadas. Evite bolsas grandes e carregar muita coisa.
  • Leve somente o essencial na bolsa e carteira. Não leve documentos e cartões de banco desnecessários.
  • Se possível coloque o dinheiro em lugares separados. A odiada pochete é a "melhor amiga" do comprista. Permite que você deixe seu dinheiro bem junto do corpo.
  • A pochete de corpo, aquela fininha, que pode ser colocada embaixo do corpo, é indicada para guardar maiores somas. Assim você pode deixar separado o dinheiro destinado para compras mais voluptuosas sem precisar ficar expondo o quanto está carregando em cada lojinha que entra.
  • Se for atravessar a Ponte da Amizade de carro próprio, lembre-se que estar com uma placa de fora indica que seu carro é de turista e é um chamariz maior para bandidos. Entre um carro com placa de Foz, do Paraguai e de São Paulo por exemplo ... se ele tiver que escolher, qual acha que vai assaltar ? Quem você acha que estará entrando no Paraguai cheio da grana pra gastar ?
  • Uma boa dica pra quem atravessa de carro é procurar deixar o dinheiro em uma pochete ou carteira separada especial e em algum lugar escondido. Mantenha sua bolsa ou carteira com dinheiro geral a mãos para caso de assalto para ter algo para entregar, mas deixe o grosso escondido. Os assaltos nos engarrafamentos costumam ser muito rápidos, eles vão levar o que estiver a mão. Mas eles sabem que você terá ali no mínimo carteira, identidade, celular. Não esconda demais ... que muito quer ganhar, muito pode perder.
  • Ao atravessar de carro, o faça com os vidros fechados. 
  • Não vá ao Paraguai usando roupas muito chamativas, de marca, bijuteriais que simulem jóias, e muito menos com jóias. Relógios também são proibidos.
  • Ande antenado. 

São algumas dicas para ajudar você a não se tornar um alvo ou caso se torne um, minimizar suas perdas. Meu desejo acima de tudo é quê você saia de Foz do Iguaçu achando que sou uma exagerada e essas minhas dicas são de um destempero total .... mas mais vale um turista prevenido e que vai embora feliz e me achando louca que um turista triste e com um rombo no bolso.  

Lembre-se que esse é um alerta pois tivemos essa repercussão toda pois o caso do assalto a esse casal na ponte nesta semana foi pra internet. Muita gente faz suas compras e não vê nem sombra de situação de perigo. Mas é preciso ter em mente que infelizmente volta e meia algumas pessoas tem a infeliz topada com esses trombadas da fronteira. Se por algum acaso acontecer com você, não se esqueça de fazer o B.O. Não importa se aconteceu do lado de lá ou de cá, é importante o registro das ocorrências para que as ações de repressão possam ser pensadas em cima dos dados.

Fiz um vídeo no youtube falando sobre todas essas dicas. Pra quem quiser dar uma complementada, vai lá dar uma espiada:



E era isso gente.
Se organizem, viajem com segurança, e boas compras ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...