9 de novembro de 2015

Foco na Saúde 01: Iniciando atividades físicas ao ar livre

Oi pessoal ! Hoje tem novidades no blog ! E também no youtube ! Estou inaugurando uma nova leva de posts e vídeos sobre um tema que está invadindo a minha vida: minha busca por um melhor "shape" e saúde.

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que passei por uma fase super fitness até uns 2 anos atrás. Larguei de mão o treino sério, e com o ritmo intenso de vida, alimentação ruim, muita sobrecarga: e o corpo mandou a conta. Além de muitos kgs ganhos, vim nos últimos tempos enfrentando problemas articulares importantes. Passei nesse tempo todo tratando, acompanhando com ortopedista, fazendo hidro, 9 meses de fisioterapia, treinando com personal nos últimos 6 meses ... mas era ainda tudo muito leve. Meu treino mesmo era mais reabilitador. Somente exercícios no solo e quase nada de carga.

Passada essa fase crítica, estou iniciando agora uma nova fase na minha reabilitação e no meu próprio treino. Comecei agora com outra personal e a grande novidade é que finalmente fui liberada pra fazer atividades aeróbias (foi um ano afastada delas !). 

Então quero compartilhar com vocês sobre todas essas mudanças. Agora espero que tudo fique mais divertido ! Afinal, finalmente acredito que os resultados no corpo também vão aparecer. Não que todo esse tempo anterior tenha sido em vão !! De forma alguma ! Eu estava um caco ! E precisava remendar esses caquinhos. Ainda tenho muito que correr atrás, pois além da imensa carga de gordura (nesses 2 anos, ganhei quase 20 kg nessa brincadeira toda) que carrego, a fraqueza muscular é impressionante.

 

Bom, já faz 1 mês que iniciei uma nova fase do meu treinamento. A fase reabilitadora segue também em curso, afinal meu treinamento é todo voltado aos déficits articulares e musculares que ainda tenho. Mas hoje ele é focado muito mais no condicionamento e no fortalecimento global. 

Meu treino aerobio e muscular com a personal é feito 2x na semana. Sendo assim, nos outros 5 dias tenho tarefa de casa: trabalhar a parte aeróbia. Esse trabalho não é feito por conta. Embora eu o faça sozinha, ele é feito de acordo com as orientações passadas pela personal. Isso inclui tempo e intensidade, mas o legal é que é livre pra eu escolher entre diferentes atividades. Outra coisa importante: a meta de estar em movimento é uma das mais importantes. Portanto, ainda que eu não consiga fazer um treinamento aeróbio nos moldes que faria na academia, ao menos 1x no dia devo realizar atividades que mexam com a musculatura e me mantenham em atividade. Isso vale principalmente para os fins de semana, quando pode ser mais difícil manter a rotina de treino aeróbio. 

Sendo assim, uma dica que recebi foi de procurar fazer atividades gostosas nesse período, mesmo que um pouco mais leves, mas que me permitam uma perda calórica. Pode incluir um esporte leve entre amigos, andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogos de videogame com kinect, brincar na piscina, etc. 

E sendo assim, inaugurei neste findi minhas atividades amenas ao ar livre, junto com meu pai e meu sobrinho. Fomos ao Gramadão da Vila A, que é um lugar super gostoso que tem na minha cidade e propício pra se movimentar e fazer atividades físicas. E sabe o que mais ? Foi uma horinha deliciosa !


Adorei conhecer a tardinha do Gramadão e finalmente descobri porque todo mundo falta tanto de lá. Se você experimentar, com certeza vai querer ir mais vezes. É demais ! Confiram neste vídeo que fiz, contando um pouco sobre essa nova fase e minhas caminhadas por lá neste dia (me empolguei no vídeo, chamei vez ou outra de corrida ! haahah ... nem pensar, ainda estou longe de poder correr .. mas eu chego lá !!!).



Curtiram ? É , eu também !! E vai ficar ainda melhor. Logo terão mais posts contando mais sobre essa minha nova fase. Aguardem.

Bjkinhas de Pimenta

Um comentário:

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