16 de outubro de 2015

Sopa de Letrinhas: Man Repeller (Leandra Medine)

Semanas atrás acabei a leitura do livro "Man Repeller - a divertida moda que espanta os homens", da blogueira Leandra Medine. Quer saber do que se trata e se é bacana ? Se joga nessa dica !


Pra começar, vou confessar: nunca tinha ouvido falar no livro nem na blogueira. Leandra Medine é blogueira de moda, comanda o blog de mesmo nome do livro (Man Reppeler) e está há anos no mercado, sendo reconhecida como um dos nomes mais importantes na área da blogagem.

Quando comprei o livro, me atentei a duas coisas na capa pra me decidir pela compra:


1. "A divertida moda que espanta os homens" - Já me identifiquei de cara pois bem sei o quanto amo uma peruagem, e a gente sabe que no fundo os homens não curtem muito essas coisas de muita maquiagem e muita coisa brilhante pendurada nas nossas orelhas, pulsos e etc.

2. "Um dos 25 melhores blogs do mundo" - São os dizeres da Time, citados na capa.

E de quebra ainda tem prefácio da (amadíssima) Vic Ceridono. Bahh, como resistir ? Claro que comprei, mesmo não fazendo a menor ideia de quem era a autora e se eu me identificava realmente com ela.

Mas qual o significado mesmo do título do livro (e do blog) ? Tudo começa numa fase ainda muito nova em que Leandra está com dificuldades de se relacionar e sua amiga lhe aponta o fato de que os homens acabam se afastando dela por conta das suas escolhas do guarda-roupa. Ou seja, ela  usa roupas que não agradam o público masculino: algumas até mesmo estranhas, no mínimo extravagantes, muitas vanguardistas ... mas nada sexy com certeza.



O livro é totalmente auto-biográfico e começa contando sobre a infância de Leandra. De início você pensa que ela está simplesmente contando sobre algumas coisas engraçadas da sua infância, sua relação com seu corpo e sobre suas trapalhadas no campo do romance. E você se dá conta que pra contar cada coisa ela descreve detalhadamente sua roupa na época. Parece uma coisa estranha no início até você perceber que o livro INTEIRO conta fato da sua vida que de alguma forma são norteados ou influenciados pela moda. Desde os acontecimentos mais estranhos, dramáticos, engraçados ... tudo está envolto em algum momento com uma pitada de moda (ou a falta de senso pra ela hahaha).

No momento que você entende em que ponto ela quer chegar com isso tudo, o livro passa a ser ainda mais hilário e interessante. Oras, ela é uma garota super comum e conta no livro acontecimentos super cotidianos. Nada de salvamentos heróicos, fugas hollywoodianas, amores de filme ... são histórias cotidianas sobre a vida de uma garota. Mas uma garota que desde pequenina curte moda. E Leandra sabe como florear tudo e encher as histórias de humor. Amei a leitura !

Dos amores platônicos na infância, da adolescência conturbada pelo peso, dos namoros relâmpagos, da maneira tempestuosa como perde a virgindade, passando pelo relacionamento arrastado e indefinido que a prende ao passado ... são algumas das muitas histórias contadas por Leandra. E ela é "faca na bota": sem papas na língua, ousada e irreverente. Todas as histórias são recheadas de um humor que pode ir do pastelão ao humor inteligente.

Originalmente o livro se chama: "Man Repeller: seeking love. Finding overalls." (Man Repeller: procurando o amor. Encontrando macacões). Na versão original ela está usando um macacão jeans com boca de sino .. maravilhoso mas .. bom, provavelmente a gente acha isso mas os homens não, rsrs.  Ah outra coisa legal que tem no livro, inclusive na nossa versão em português, é uma pincelada de fotos do arquivo pessoal dela ao longo das páginas. É maravilhoso poder visualizar melhor suas historias através do look em cada foto.



A leitura é bem gostosa. Achei ela bem mais interessante do meio para o final, acho que porque foi quando me dei conta da real proposta do livro. Tornou a leitura muito mais incrível entender porque ela detalha tanto suas vestes em cada capítulo e como o look tem muito mais a ver com a historia contada do que parece.

Eu recomendo a leitura, achei o livro super divertido, mesmo pra quem nunca ouviu falar na blogueira. Claro que curtir moda é minimamente necessário, seja pra considerá-lo interessante ou até mesmo pra você captar e entender a intenção dela no livro. De qualquer forma as histórias são divertidas e o livro bem gostoso de ler.

Que livro ? Man Repeller - A Divertida moda que espanta os homens
Quem escreveu ? Leandra Medine
E a editora ? Novas Ideias
Do que se trata? Leandra Medine faz relatos divertidos sobre sua vida amorosa, começando com os relatos do primeiro amor de infância até seus relacionamentos da vida adulta; Ela conta detalhes da sua vida íntima, confessa suas "atrapalhadas" amorosas e esmiuça sua vida afetiva, tudo com um olhar no amor e outro na ótica da moda. Leandra é sarcástica, inteligente e bem-humorada: requisitos imprescindíveis e fundamentais pra tornar suas historias cotidianas simplesmente apaixonantes. 

E que tal ? É um livro ameno, gostoso de ler, divertido e cativante. Ideal para um lazer descontraído.
Não conheço a blogueira, será que leio ? Também não conheci, li o livro inteiro sem saber nada sobre ela ou o blog dela. Ela é naturalmente envolvente e basta ler o livro pra simpatizar com sua figura e ter uma leitura agradável e motivante.
Meu interesse por moda é muito baixo e não gosto de ler sobre isso. Descarto o livro ? O livro não é sobre moda. O livro é acima de tudo sobre relacionamentos e como nossas escolhas do vestir influenciam a imagem que os homens podem ter sobre nós. Mas fala muito mais sobre as suas histórias amorosas. Não é uma ditadura, não é preciso conhecer tendências.  Mas sem dúvidas, um mínimo interesse pelo assunto vai tornar o livro bem mais interessante. Na verdade, eu particularmente achei bem mais interessante o livro quando consegui relacionar melhor a importância que cada look tinha na historia sendo contada. 

E o que mais ? Achei bárbaro que no livro tem algumas fotos dela, ilustrando algumas das suas historias. Torna tudo ainda mais real e engraçado.   
 
Fácil de ler ? A leitura é bem fluida e gostosa. Super fácil leitura. 
Recomenda ? Sim, é uma opção adorável para uma leitura descompromissada e focada no simples prazer de ler algo leve e divertido. 

E essa foi a dica de hoje. Curti mesmo o livro e li em pouco tempo ! Recomendo mesmo.

Bjkinhas de Pimenta !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...