8 de abril de 2014

Sopa de Letrinhas: A Culpa é das Estrelas

E de tanto falarem, me rendi ao livro. Também porque queria já garantir a leitura antes da estreia do filme.

E adivinhem porque o livro é tão comentado ? Porque é lindo ! É simples mas comovente. Ingênuo mas tem o purismo do amor que conquista nossa empatia. É triste mas ao mesmo tempo é encantador. A leitura é agradável e mesmo na simplicidade da história, não há marasmo.

A história é óbvia ? Um tanto quanto. Inverossímel ? Acredito que chegaram a essa conclusão aqueles que desconhecem a realidade do viver com câncer e ainda mais pra quem desconhece as grandes missões realizadas pela instituição "Make a wish". Enfadonha ? Por vezes sim. Aborrecente ? Claro. Mas o que esperar ? O livro é sobre isso mesmo: adolescentes e suas crises existenciais, temperados por uma dose imensa de primeiro amor. Só que com muito câncer no meio de tudo isso. O tempero exótico fica por conta do humor sarcástico e irônico da protagonista.

Elaborando melhor: O livro conta a história de Hazel, uma adolescente com câncer de pulmão, e como ela descobriu o amor. Hazel encontra-se em estágio terminal e sobrevive às custas de um medicamento experimental. Frequentando um grupo de apoio se depara com um rapaz, Augustus, que já se encontra em fase de remissão de um câncer ósseo que lhe custou a amputação de uma perna. O interesse mútuo é imediato. A amizade se solidifica logo. O amor cresce em progressão geométrica. Na velocidade de quem não tem tempo a perder. Literalmente.

O amor entre dois adolescentes vítimas de câncer. Trágico não ? Nem tanto, quando você se depara com uma garota, como Hazel, que se mostra uma garota cheia de personalidade e que usa do seu humor ácido pra driblar as adversidades que essa doença carrega. Sua vida não tem nada de normal. Mas ela exerce e vivencia toda a normalidade dos conflitos que permeiam a adolescência.

Durante a leitura você tem consciência que está diante de uma leitura "adolescente", mas o tema "câncer" e crianças e adolescentes com câncer te deixa tão atordoado que não há como se negar a ouvir o que poderia estar se passando na cabecinha de quem passa por esse drama.

E o que você descobre ? Que apesar das particularidades sobre o enfrentamento da doença, eles vivem os mesmos dramas que costumam afligir os adolescentes em geral. Por isso logo se conclui na leitura a importância de não se deixar de lembrar que essas pessoas não se resumem a sua própria doença ... elas estão cheias de dúvidas, de dor, de amor, de saudade, de curiosidade, de mau humor, de inquietação e todos os outros sentimentos que permeiam a alma de qualquer adolescente.

Só que além de tudo isso, há ainda a dor, as restrições, a morte que ronda. Inquietante vida adolescente. 

Embora simples, curti o livro. Recomendo a leitura.

 
Que livro ? A culpa é das estrelas
Quem escreveu ? John Green
E a editora ? Intrínseca
E sobre o que é ? A trajetória de amor e luta traçada por uma adolescente com um câncer terminal, que se apaixona por outro adolescente vítima de câncer.  Sua luta diária não é apenas contra o câncer, mas também contra a superproteção dos pais, contra a solidão, contra as limitações físicas que a doença lhe impõe. Mas nada disso tira dessa garota o humor para lidar com tudo isso. Sem deixar de lado algumas crises de adolescente.
Empolgante ou Enfadonho ? Acho que cada pessoa deve ler para ter sua própria experiência. Eu reconheci momentos de mormaço, onde a história se enveredada pra a obviedade ou por um apelo piegas, mas não perdi o interesse pelo livro em nenhum momento.
E a linguagem ? Fácil e acessível. Capítulos curtos. Curti a pesquisa médica por trás do livro, que expôs o mínimo necessário sobre jargões e significados técnicos de sintomas e sobre o tratamento, tornando o andar dos acontecimentos razoavelmente plausíveis sem preocupação de fazer dele um livro de apelo médico.
Recomenda ? Não é um livro fenomenal, nem imperdível. Mas é um passa-tempo agradável.
Ahhh, e lembrando: Tem filme vindo aí. A estréia prevista para os States é em junho. E ainda sem data para lançamento no Brasil.

 

1 de abril de 2014

Maquiagem Panvel: Pó Facial Isabela Capeto

Já contei pra vocês sobre as minhas comprinhas na Panvel de alguns itens de maquiagem da Isabela Capeto. Mostrei minhas comprinhas neste post aqui e prometi dividir com vocês sobre minhas impressões sobre os produtos.

Pois bem, e hoje o post é sobre o pó facial transparente da Isabela Capeto. 


Eu não tinha nenhum pó translúcido até o momento e fiquei chocada por até então não ter explorado essa possibilidade. O pó da Isabela é ultra fininho, praticamente sem cheiro, não muito fácil de espalhar e segura medianamente o brilho da pele. Ou seja, é um pó legalzinho, mas tem alguns "poréns".

Achei a embalagem muito fofa mas muito pequena. Acaba que eu toda vez acabo desperdiçando muito produto, pois basta encostar o pincel na borda, para o pó "levantar poeira" ... é preciso ser muito delicada, mas como ele é ultra-fino, sempre acaba transbordando. 
Além disso, é preciso muito cuidado pra dosar bem a quantidade de produto. Exatamente por ele ser muito fino, uma leve pincelada, impregna o pincel. E uma "chacoalhadinha" com mais vontade no pincel, tira quase todo o produto dele ! O negócio é pincelar com cuidado e fazer movimentos leves pra retirar o excesso. Ainda assim, prepare-se para o desperdício de produto.

Quanto ao efeito, ele deixa a pele sequinha, tira o brilho fácil e a durabilidade é razoável. Nem despencou, mas também não durou por horas. Como ele é fininho e não muito fácil de manusear, é preciso cuidado para não depositar muito produto, senão a impressão será de que você deixou porçõezinhas de talco na pele ! Muita cautela !
O pó não confere nenhum acabamento adicional, a idéia é tirar o brilho mesmo. Mas os atributos de deixar a pele sequinha sem depositar cor já fazem dele bem atraente pro uso no verão.

O preço é bem convidativo: R$ 23,66. Acho que valeu a pena considerando o custo-benefício e achei ele perfeito praqueles dias de verão em que optamos por uma make super clean, com poucos produtos e "carinha mais limpa".

E era isso gente ! E aguardem mais resenhas sobre minhas outras comprinhas de produtinhos Isabela Capeto para a Panvel.

Bjkinhas de Pimenta !
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...