3 de dezembro de 2012

Porta Preciosidades: estantes e nichos para livros

Eis uma parte da casa que acho que sempre merece seu destaque: o seu cantinho de leitura. Seja de leitura ou apenas aquele cantinho especial onde guarda seus livros.

Sou fascinada por livros. Não apenas por ler, mas pelos livros em si. Sou uma daquelas fanáticas que adora cheirar as páginas de um livro novo. Abrí-lo e passar as páginas, mergulhando o rosto em suas páginas. Escolher com cuidado sua nova morada, depositá-lo em seu espaço eleito e contemplá-lo ... aihh tá, sou louca mesmo. Enfim ...

Sendo assim, fico encantada com idéias geniais pra guardar os livros e vou compartilhar algumas das sugestões mais bacanas que tenho visto pela internet:


Essa é uma idéia muito legal que venho visto circulando bastante, ultimamente inclusive pelo facebook. Uma idéia simples mas que requer bastante espaço. Vejam como uma parede ineteira é usada pra abrigar uma quantidade de livros que uma estante super bacana poderia comportar e ocupar apenas 1/5 talvez desse espaço. Mas se você tem espaço sobrando e gosta de ousar, com certeza iria desfrutar desta brincadeira na parede. E você pode usar as palavras que quiser: livros, ler, book, cool ... enfim, o que sua imaginação mandar.


Outra imagem que já vi circulando pela internet, inclusive no facebook, são os livros suspensos. Inclusive você pode encontrar sem grandes dificuldades tutoriais sobre como fazê-los. A ilusão criada é incrível. Provavelmente o ideal seja você optar por uma alternativa como da foto acima, ou seja, poucos livros em cima de cada base, pra não correr o risco de ver seus livros despencados e sua parede estragada.
Dica: Com dó de estragar seus livros pra poder fazer as bases dos livros suspensos ? Procure por livros especificamente pra isso em sebos. Você pode optar por aquelas enciclopéidas antigas, com capas duras e que estão bem desatualizadas de qualquer forma ? Pode fazer bases com os diferentes volumes ou ainda usar um volume de cada estilo diferente, cada um um tipo de livro, ou ainda um de cada enciclopédia. Não é difícil encontrar livros que não custam quase nada, já que desatualizam muito rapidamente e deixam rapidamente de ter valor, pois são antigos mas não o suficiente pra terem valor histórico: livros de direito ou medicina, cabem perfeitamente nessa estratégia.




E que tal colocar tudo de cabeça pra baixo ?


Embora seja super fã do estilo rústico, eu dificilmente adotaria tal estilo. Admiro-o mas sou mais adepta do ar mais moderno ou mesmo aquele clássico-sofisticado. E confesso que entre ambos, fico com o moderno. Ainda assim, reconheço a espiritualidade e beleza de cenários como estes. De qualquer forma, são idéias super baratas e super cool, não acham ?

Brincando com o simples.

 
E por falar em escadas, estas são idéias, não tão recentes ... mas que seguem me encantando. 


Escada multi-funcional. Unindo ambientes e facilitando alcançar livros. Super !


Esquisito ? Pois eu toparia. Embora não seria minha primeira opção. Hmm, pensando bem nem a segunda, rsrs.


Adorei estas estantes giratórias. Gira-gira e acerta um ! Pra uma leitura despretenciosa, que tal ?


Eu realmente sou fã do moderno, do abstrato, do exótico e até do esquisito. Rsrsrs. Nada mais natural que eu tenha ficado fascinada por esta estante que simula uma árvore com galhos ao vento. 

E falando em formas exóticas:





Agora reparem bem nesta mesa de centro. Linda né ? O sistema de "revisteiro". Eu particularmente teria um pouquinho de dó de pendurar desta forma aqueles livros lindérrimos que geralmente são os eleitos pra serem depositados na sua mesa de centro. Mas o efeito é realmente fantástico.

Mas um dos meus maiores encantamentos recentes tem sido com esta imagem que já circulou em inúmeros sites diferentes:

O legal é que você pode encomendar sua poltrona, do jeitinho que você quiser. Escolha a cor do estofado ou das prateleiras pros livros:



E observem na foto central que é possível fazer inclusive o apoio pra descanso dos pés. Interessou-se ? Visite o site e encomenda a sua !

E falando em sentar sobre os livros:







Mas no fundo, no fundo, o que mais me encanta são os múltiplos nichos.



Eu curto muito estas formas abstratas ou então múltiplas. Minha predileção pelos espaços grandes se justifica também pelo fato de ter muitos livros. Mas eu não descartaria a possibilidade de criar um ambiente para leitura e vídeo que unesse uma variada forma de guardá-los. E por que não, usar de uma vez só várias idéias ? Mas é claro que pra isso, seria necessário muito espaço sobrando, o que hoje em dia pode ser frequentemente considerado um luxo.

Do mais é isso. Escolham seu nicho favorito e boa leitura !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...